Login
Senha

Rua Fernando Menezes de Góes, 397 Sala – 101 – Ed. Lucílio Cobas
Pituba - Salvador-Bahia
CEP: 41.810-700
Fonefax: (71) 3347-7981

e-mails:
camp@campconsultoria.com.br

 
 
30/01/2008 17:50:41
Sobre o curso de Gest?o Escolar

INFORMAÇÕES GERAIS


1. Quem promoverá

A União dos municípios da Bahia, UPB através da Universidade Corporativa dos Municípios da Bahia a UniUPB.

2. A quem se destina
Secretários de Educação, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores que pretendam atuar na área de gestão escolar da rede municipal e/ou estadual.

3. Justificativa
A equipe que atua diretamente na gestão escolar tem sido frequentemente desafiada a lidar com os novos cenários sociais e apresentar-se aberta a discussões e adequações. Ao longo da história da educação novas leis, programas como o FUNDEB, resoluções e instruções do MEC/SEC estão sendo implantadas e implementadas em toda a rede pública exigindo daqueles que atuam na área uma formação continuada que lhe proporcione o desenvolvimento das novas competências lhes vêm sendo exigidas.

4. Objetivo
Fortalecer competências relacionadas à prática da gestão escolar, viabilizando possibilidades de ferramentas eficazes no gerenciamento escolar tendo em vista o desenvolvimento de uma prática crítico-reflexivo em que sejam aplicados conhecimentos e habilidades para a melhoria na qualidade da educação.

5. Módulos de aprendizagem:
I. Escola como centro da gestão democrática
II. Processos de mobilização para a participação na gestão democrática
III. Norteadores para uma gestão democrática na escola: PPP e Regimento Escolar
IV. Aspectos contemporâneos do marco legal
V. Gestão do plano de desenvolvimento da escola
VI. Aspectos legais e financeiros inerentes ao setor público.

6. Metodologia
O curso será oferecido na modalidade à distância em três momentos específicos: 1. estudos dirigidos; 2. tele-aulas; 3. acesso ao ambiente virtual de aprendizagem.


6.1 Estudo dirigido:
O estudo dirigido é um momento pedagógico do curso que intenciona instigar o cursista a aprofundar as questões referentes aos conteúdos de cada aula a serem discutidas nas tele-aulas de forma que estejam mais familiarizados com os assuntos. É orientado por tutores e oferecido aos cursistas como atividade obrigatória nos intervalos das aulas durante os seis módulos. A carga horária mínima de cada estudo dirigido é de 04h que serão computadas como horas Obrigatórias para a conclusão do curso e condição para ser certificado.


6.2 Tele-aulas:
As tele-aulas são momentos pedagógicos em que professores discutem o conteúdo a partir de situações cotidianas que se processam na escola e responde às indagações enviadas pelos cursistas.  Cada aula tem 02h de duração e estas horas também serão computadas como horas Obrigatórias para a conclusão do curso e condição para ser certificado. As respostas e orientações serão retornadas na mesma aula ou nas aulas seguintes, além de ficarem disponibilizadas no site www.rededom.com.br/gestaoescolar.

6.3 Acesso ao ambiente Virtual de Aprendizagem
Os acessos a este ambiente são momentos pedagógicos em que os cursistas podem, individualmente ou em grupo entrar em contato a qualquer hora ao longo de todo o curso com um espaço repleto de informações acerca dos conteúdos que estão sendo abordados. Pelo site www.rededom.com.br/gestaoescolar o cursista pode ter acesso a indicações de livros, publicações, revistas ou qualquer outro material que possa subsidiar o seu estudo. Ainda estarão a disposição relatos de experiências bem sucedidas no que se refere à gestão escolar.


7. Onde serão assistidas as tele-aulas
Cada município terá telessalas (espaço equipado com carteiras escolares, telefone, fax e antena parabólica comum que sintonize o satélite Brasilsat1, receptor que sintonize a freqüência a ser informada pela UniUPB, um telão ou televisor grande e um gravador de DVD ou videocassete para gravar as aulas para posterior reprodução), onde os cursistas se reúnem para assistir às teleaulas e participar de atividades. A telessala fica sob a responsabilidade do Tutor.

8. Como sintonizar a antena parabólica
Dois dias antes de cada aula a UniUPB, por telefone, informará ao tutor a freqüência do satélite para sintonização no decoder.

9. Coordenação do curso no município
O Secretário(a) de Educação deverá nomear um Tutor através de portaria. Sua responsabilidade vai desde a divulgação do curso até a gestão das aulas mediando a aprendizagem dos cursistas. Para tanto, será viabilizado um encontro de capacitação para orientar o tutor quanto as suas atribuições.
Período: 1ª. turma: 31 de janeiro
    2ª. turma: 15 de fevereiro
    3ª. turma: 04 de março

10. Corpo docente
Especialistas, mestres e/ou doutores que investigam sobre as políticas públicas educacionais e tem no seu currículo larga experiência em gestão escolar.

11. Duração e carga horária
Duração: Fevereiro a Julho
carga horária: 48 horas, distribuídas em 12 aulas quinzenais de 2 horas cada e 06 encontros de estudo dirigido de 04 horas cada conforme a tabela a seguir:

MÊS
Módulo
Ação
DATAS
HORÁRIOS
Fevereiro
I
Estudo Dirigido
21/02
08h00 às 12h00
Aulas 1 e 2
28/02
13/03
09h00 às 11h00
Março
II
Estudo Dirigido
06/03
08h00 às 12h00
Aulas 1 e 2
27/03
10/04
09h00 às 11h00
Abril
III
Estudo Dirigido
03/04
08h00 às 12h00
Aulas 1 e 2
24/04
15/05
09h00 às 11h00
Maio
IV
Estudo Dirigido
08/05
08h00 às 12h00
Aulas 1 e 2
29/05
05/06
09h00 às 11h00
Junho
V
Estudo Dirigido
12/06
08h00 às 12h00
Aulas 1 e 2
19/06
10/07
09h00 às 11h00
Julho
VI
Estudo Dirigido
03/07
08h00 às 12h00
Aulas 1 e 2
24/07
31/07
09h00 às 11h00

12. Número de vagas
Infinito. A Prefeitura pode abrir espaço para todos os profissionais que atuam na gestão escolar, especialmente: secretários de educação, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores que pretendam atuar na área de gestão escolar da rede municipal e/ou estadual.

13. Como aderir ao curso a distância em gestão escolar
Assinar e devolver os termos de adesão e autorização de pagamento que seguem em anexo por fax para o número (71) 2105-7900 e enviar o original para: União dos Municípios da Bahia – UPB. UniUPB – Secretaria do Curso em Gestão Escolar 3ª Avenida, n° 320 – Centro Administrativo da Bahia, Salvador – Bahia.

14. Possíveis fontes de recurso para pagar
O Curso a distância em Gestão Escolar pode ser pago com os 40% do Fundeb e com o Salário Educação.


15. Como pagar
O Prefeito e o tesoureiro devem assinar a autorização de pagamento que segue em anexo, em seguida protocolar na agência do Banco do Brasil onde recebe o Fundeb ou o Salário Educação e depois enviar pelo fax (71 – 2105.7900) a cópia protocolada para controle da UPB.

16. Certificação
Serão certificados pela UniUPB os alunos que obtiverem o mínimo de 75% de freqüência comprovada em lista e o aproveitamento mínimo de 60% em avaliação escrita presencial no final do curso.

17. Equipe Executora
Dom Publicações Legais - Coordenação operacional – Manuela Rios - Tel. 71 – 2105-7900 E-mail: manuelarios@rededom.com.br
Camp Consultoria - Coordenação pedagógica - Tel. 71 – 3347-7981 E-mail: campconsult@ig.com.br

JOAQUIM DE OLIVEIRA CUNHA
Diretor da UniUPB e Prefeito do município de Gavião

 

 
Leia Também:
 
Alteração na cobrança do ISS faz justiça com municípios pequenos, diz Eures Ribeiro
A ECF, novidade neste ano, substitui a DIPJ; objetivo é eliminar erros no preenchimento do sistema antigo da Receita Federal
Devedor do MEI pode ser barrado em financiamentos e acesso à previdência
Veja como regularizar sua empresa e se tornar um Microempreendedor Individual
Arrecadação recua 2,8% e tem o pior primeiro semestre em quatro anos
Microempreendedor Individual: acerto de contas com a Receita vai até fim do mês de Maio
Congresso Nacional promulga mudança no ICMS do comércio eletrônico
Receita disponibiliza serviço para verificação de débitos com o Simples
Crise econômica em 2014 concentra-se em empresas do setor financeiro
Parecer referente Projeto REFIS- Dispensa Multas e Juros - Controvérsia
 1 2345678-16
 
 
 
Find out what rolex replica watches will be up to next. To wrap things up, we visit the replica watches of one of the most revered and prominent independent rolex replica watches store. It a charming watch for sure, with an interesting stepped case construction, creamy ivory dial, and unique replica watches style hour and minute hands. For readers lucky enough to be considering a new perpetual calendar, this has got to be one of your top considerations. Only a handful of brands can lay claim to having been on the moon. One of such watches to make its way to the moon was a chronograph by rolex replica uk worn by astronaut 2017 replica watches. rolex replica watches, keen to impress upon the world its space credentials, released a modern. For 2017, they are updating that modern reissue with a new rolex replica sale and stealthier model that you see here.