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26/03/2008 13:37:00
Perguntas das Aulas I e II respondidas

AULA - I

Município: Araci

P: Qual a responsabilidade e o papel do educador no contexto educacional e social?

R: O papel do educador é de contribuir no processo de mediação entre o aluno e o seu contexto social. Assim, os conteúdos abordados em sala de aula devem considerar a prática social desse aluno para que as relações sejam estabelecidas e a aprendizagem se dê de forma significativa.A partir do momento que o aluno produz sentidos em torno dos conteúdos escolares ele se torna mais próximo das oportunidades de transformar a sua vida e a da sua comunidade.

 

Município: Barra do Choça

P: Sabemos da importância do processo democrático, mas como contrapor ou comparar os resultados efetivos da gestão tradicional, modelo no qual a maioria de nós fomos educados, com o modelo democrático?

R:  É fácil identificar uma gestão democrática se comparada a outra com características mais técnico-científica, pois no primeiro modelo o diretor coordena uma equipe que decide as ações juntamente com ele. Essas mudanças podem ser observadas em todo o processo da gestão escolar e também nos seus resultados. Ao entrar numa escola os pais percebem como se dá o processo da sua gestão, pois a rotina escolar denuncia as práticas ali vivenciadas.

 

 

AULA - II

Município: Barra

Tutor: Francisco Gil

P: Dentre os princípios e características que norteiam uma gestão democrática e participativa, qual é o mais importante? Há uma escala de importância entre eles?


R: Todos os princípios propostos no modelo de gestão democrático-participativa são importantes para a sua operacionalização, porém considero que alguns princípios devem ser tratados com prioridade. Assim, temos que considerar:
A descentralização da tomada de decisões de modo que os representantes da comunidade possam participar dando as suas contribuições. Em segundo lugar é fundamental a definição de papéis e atribuições para que as responsabilidades possam ser atribuídas. Lembre a gestão participativa depende da gestão dessa participação.

 

Município: Ipirá

Tutor: Sônia Santos

P: O que fazer para tornar o colegiado escolar mais atuante e responsável pela parte pedagogica e não só pela financeira?

R: Considerando que o Colegiado escolar deve ter um cronograma de reuniões ordinárias e estas devem definir a pauta com a colaboração de todos. Desse modo, tanto as questões pedagógicas como as de ordem financeiras devem ser incluídas. Além das reuniões, outras ações que podem contribuir para a participação do colegiado é a realização de seminários com temas de interesse dos diferentes segmentos da comunidade, estes espaços podem se constituir em fóruns de debate e trocas de experiências em torno dos processos pedagógicos da escola.

 

Município: Rodelas

P: Como garantir a participação dos pais na avaliação da prática do professor, sem que esta avaliação deixe o professor constrangido ou desmotivado?

R: Profª. Meire, Antes de tudo é importante criar de fato um canal aberto de diálogo ele os pais e a escola de modo que os vínculos sejam construídos entre os diferentes segmentos da comunidade. Não é necessário, no entanto nenhum processo de acariação que coloque o professor e os pais para um cheque-mate. Dois aspectos são fundamentais: primeiro que os pais devem acompanhar o processo dos seus filhos, mas ao mesmo tempo cabe a escola explicitar para eles qual a sua proposta pedagógica e quais os objetivos das atividades propostas, pois não é raro que os pais interfiram negativamente no trabalho da escola por desconhecer a finalidade do trabalho proposto. É fundamental que o professor oriente os pais de como estes podem ajudar no processo de aprendizagem dos seus filhos.

 

Município: Castro Alves

P: Trabalho numa escola recém construída, o que fazer para implantar e legitimar o Conselho Escolar de forma prática e fazer com que ele realmente funcione? Como fazer para que o colegiado seja atuante e ajude nas tomadas de decisões da escola?

R: A implantação do conselho escolar deve ser iniciada a partir de um processo de sensibilização da comunidade escolar para que todos tenham representado os anseios da comunidade no que se refere as demandas pela educação.Como a escola é recém-construído recomendo que o processo seja iniciado por encontros com cada segmento para que os representantes possam expressar as suas idéias e propostas. É importante que a comunidade conheça os seus representantes antes de dar início ao processo de eleição.Feito esse trabalho de sensibilização e socialização de propostas aí sim dá-se início a campanha para a eleição dos representantes. Todo o processo deve ser registrado em atas para que todo o trabalho seja sistematizado.

 
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