Município: Jacaraci
Nome: Renata e Meres
P: Qual a melhor maneira de construir um bom PDE envolvendo bem a realidade da escola?
R: A melhor maneira de construir um PDE é envolver bem a comunidade. Cada segmento deve estar bem representado no grupo responsável pelo PDE. Outra coisa fundamental, é uma boa orientação de alguem que entenda bem a metodologia a ser implantada.
P: Qual o 1º passo para implementação do PDE?
R: O primeiro passo é a sensibilização da comunidade escolar. Isso pode acontecer por meio de palestras, reuniões, estudos dos manuais, etc.
P: Em cima do quê são traçadas as metas?
R: As metas são etapas/partes do objetivo. Se o objetivo é combater a reprovação, uma boa meta seria reduzir de 15% para 10% a reprovação em 2008.
P: De quanto em quanto tempo é preciso rever o PDE de uma escola?
R: O PDE precisa ser revisto anualmente. Entretanto, o seu acompanhamento é permanente, ou seja, mensal.
P: De onde surgiu o PDE?
R: PDE surgiu das teorias sobre planejamento estratégico, no final dos anos 90.
P: Como elaborar a missão e os valores da escola? Precisa basear em quê? E para que serve?
R: Missão e valores servem para guiar as ações da escola. Por exemplo: se pontualidade é um valor da escola, não se pode admitir que uma reunião começe com atraso. Os valores comuns a todos devem ser explicitados e respeitados. Quando à missão, ela significa o propósito da escola. As escolas têm propósitos parecidos, mas não iguais.
Município: Araci
Nome: Jadiane
P: O que fazer para expandir o PDE nas escolas?
R: A divulgação e a capacitação dos gestores é a melhor forma.
P: O plano de curso de uma escola é feito pelo professor, ou é dado pela escola, na qual o professor vai trabalhar? Qual a função do PDE nas escolas?
R: O plano de curso de uma escola, como todo planejamento, deve ser elaborado de forma participativa, democrática, fazendo com que todos os professores se sintam responsáveis pela sua implementação. O PDE é um instrumento de gestão. Ele orienta as escolas no planejamento, execução e avaliação de suas ações. Assim, a gestão escolar, passa a ser mais eficiente e eficaz, voltada à aprendizagem dos alunos.
Município: Correntina
Nome: Elisabete e Laerte
P: Por que não existe um plano concomitante ao PDE, que busque a solução dos problemas externo que interferem a aprendizagem?
R: O PDE, como instrumento de gestão, busca a solução de problemas externos e internos que interferem na aprendizagem. Ao realizar o seu planejamento estratégico, a escola analisa o seu desempenho passado, seus processos, suas relações externas e internas, seus valores, sua missão, suas condições de funcionamento e seus resultados. A partir dessa análise, ela projeta o seu futuro, define onde quer chegar, que estratégias adotará para alcançar seus objetivos, que processos desenvolverá e quem estará envolvido em cada processo.
Município: Eunápolis
Nome: Maria Claúdia
P: Como se dá o Planejamento Estratégico dentro de uma Gestão Democrática Escolar?
R: Com o PDE é possível, numa gestão democrática: 1.Trabalhar com o planejamento de ações; 2.Organizar melhor e aproveitar bem seus recursos;3.Definir seus objetivos e obter resultados positivos;4.Exercer sua autonomia com competência.Na verdade o PDE visa a modernização da gestão e o fortalecimento da autonomia da escola, mediante a adoção do modelo de planejamento estratégico voltado para a racionalização e a eficiência administrativa.
Município: Jacobina
Nome: Rogério / Cristina
P: Uma vez que os professores geralmente tem jornada duplo de trabalho, então qual seria o melhor momento para realizar tais planejamentos?
R: A elaboração do PDE deve ser iniciada antes do ano letivo, na chamada “semana pedagógica” e deve ser continuado, acompanhado, discutido, avaliado durante todo o ano letivo, particularmente, nos momentos do “AC”. O PDE é um instrumento do dia – a – dia. Não adianta planejar se não se tem o entendimento da importância desse planejamento.Já se disse, com razão, que a escola que não consegue planejar está planejando o próprio fracasso.
Município: Érico Cardoso
Nome: Sidnei
P: Ainda há algum tipo de incentivo financeiro para as escolas que estão iniciando o PDE?
R: Segundo a concepção do PDE a autonomia da escola é assegurada pela destinação de recursos diretos, os quais devem ser geridos com a participação do Conselho Escolar. Afirma-se que a autonomia fortalece a identidade da escola e incentiva a participação da comunidade em seu apoio. Com a participação da comunidade, mesmo naquelas escolas onde não se destinou recursos financeiros específicos para o PDE, existe a possibilidade a partir de bons projetos elaborados pela comunidade escolar, de conseguir esses recursos para investimento em insumos e inovações, como materiais didáticos e tecnológicos, bem como para processos de capacitação permanente para professores, funcionários e pais de alunos.Cada escola é uma realidade e por isso deve estar sempre buscando soluções próprias.
Município: Caetité
Nome: Cássia Lorena
P: O planejamento estratégico nos traz eficácias, haja vista depararmos com inúmeras dificuldades que permeiam as escolas públicas?
R: Prezada Cássia, o planejamento estratégico quando bem elaborado, com a participação de toda a comunidade, traz eficácia e eficiência para a gestão, facilitando o trabalho do gestor. As dificuldades são muitas, porém caberá ao gestor saber ultrapassá-las e ter um planejamento que oriente o seu trabalho. Um grande abraço e muito sucesso!
Município: Ibipitanga
Nome: Nilza
P: Com a implantação do ensino fundamental nove anos em nosso município, neste primeiro ano, muitos alunos ingressaram no primeiro ano E.F. com apenas 05 anos de idade, podendo completar 06 somente a partir do 2º e 3º bimestre. Estes alunos deverão retornar para educação infantil? Estes deverão ser conservados no final do ano, mesmo aprovados?
R: Apesar destes alunos terem sido matriculados com idade incompleta, seguirão normalmente para o segundo ano, pois, eles não podem retroceder. De agora em diante, a escola cuidará de matricular no 1º ano, alunos com seis anos de idade completos ou a completar no início do ano letivo.
P: O que fazer com uma aluna que está matriculada e frequentando o 1º ano - ensino de 9 anos e completará 6 anos somente em junho? Esta aluna deve retornar a educação infantil?
R: Esta aluna continuará no 1º ano e seguirá normalmente, pois, não poderá haver retrocesso. Porém, cuidado com as novas matrículas: alunos com seis anos completos ou a completar no início do ano letivo, no 1º ano no Ensino Fundamental de nove anos.
P: O que fazer com um aluno de 13 anos que está no 2º? Os alunos com necessidades especiais devem ser aprovados progressivamente sem rendimento? Como avaliar?
R: Este aluno com 13 anos, precisa de ajuda para desenvolver competências necessárias para a sua formação plena. É dever da escola e da Secretaria de Educação implantar programas, projetos com metodologias inovadoras a fim de assegurar a este aluno, o direito à educação e avançar nos estudos com as devidas condições. Quanto aos alunos portadores de necessidades especiais, precisam ser acompanhados e avaliados segundo princípios contidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais.