Login
Senha

Rua Fernando Menezes de Góes, 397 Sala – 101 – Ed. Lucílio Cobas
Pituba - Salvador-Bahia
CEP: 41.810-700
Fonefax: (71) 3347-7981

e-mails:
camp@campconsultoria.com.br

 
 
13/02/2009 17:21:03
Presidente da UPB pede ? CEF mais agilidade na libera??o de recursos

Tão logo assumiu a presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB), o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Roberto Maia, reuniu-se no último dia 05 (quinta-feira), em Salvador, com o gerente regional da Caixa Econômica Federal (CEF), Luiz Antônio, para discutir e encontrar formas de agilizar a liberação dos convênios com os municípios baianos. “A Caixa não está conseguindo atender as 417 cidades do Estado. No meu município, por exemplo, temos um projeto de saneamento com convênio assinado em 2007, cujos recursos ainda não foram liberados”, destacou o presidente da UPB.

A Caixa é responsável pela liberação de boa parte dos recursos de convênios celebrados pelas cidades da Bahia e de todo o Brasil. Quase todos os convênios com os ministérios são feitos através dela. Isso justifica a busca rápida pelo diálogo permanente e a parceria entre a UPB e a CEF almejada por Roberto Maia. Entre os principais dificuldades enfrentados pelos prefeitos baianos com a Caixa, o presidente da UPB destacou a distância entre as prefeituras e as Redur (Representação de Desenvolvimento Urbano), a dificuldade de técnicos e a burocratização. Roberto Maia questionou que apenas duas Redur no interior não atende às necessidades dos municípios, dada a grande distância, refletindo sobre a necessidade de uma representação em Barreiras ou Vitória da Conquista.


SIMPLIFICAR - “A gente tem que buscar uma forma de simplificar mais as coisas. Quando o município é grande, ele ainda tem um corpo técnico que consegue atender melhor essas demandas próprias da burocracia do processo. Mas, 90% dos municípios da Bahia são muito pequenos e pobres, e não tem condições de montar uma estrutura para atender as exigências que a Caixa e os órgãos vinculadas à ela pedem para a celebração de um convênio. Então, tudo isso tem tornado o relacionamento da Caixa e das prefeituras baianas conflituoso. Eu sou prefeito e tenho sentido na pele essas dificuldades”, apontou o presidente da UPB.


O diagnóstico dos municípios da Bahia levantado pela Caixa é o seguinte: 1.507 obras contratadas (615 em 2007 e 489 em 2008); 62 contratos vigentes entre 1998 e 2004 com obras paralisadas; 1.026 obras paralisadas e/ou não iniciadas (473 só de 2008); risco de devolução de grande volume de recursos ao Tesouro Nacional; sucessivas prorrogações de vigência sem evolução na execução do objeto e contratação com cláusula suspensiva, cuja documentação continua incompleta (150 ainda de 2007).


ALTERNATIVAS - “As demandas da Caixa são crescentes. E de fato tem sido difícil atender a todos. A nossa idéia é nos colocar inteiramente a disposição da UPB. A entidade pode ser um facilitador fantástico. E a gente quer, numa parceria com a UPB, trabalhar a melhor alternativa de atender a todos os municípios da Bahia”, afirmou o gerente regional da CEF, Luiz Antônio. Entre as alternativas apontadas durante o encontro, que também contou com a participação de diversos assistentes técnicos e supervisores da Caixa, estão: avaliação da Caixa pela UPB, efetuando pesquisa sobre questões que impactem na efetividade (dificultadores e sugestões); aplicação do projeto “Gestão Itinerante” pela Caixa; realização de reuniões e oficinas setorizadas por região (sensibilizar o gestor e capacitar técnicos); simplificação do processo de comunicação entre a Caixa e as entidades regionais e definição pelas prefeituras de interlocutor para interagir com a CEF.


“Acreditamos que, ao se dispor a sentar na mesa com a Caixa desde o primeiro momento de sua gestão à frente da UPB, para encontrar alternativas de solução para os inúmeros problemas (tanto oriundos da Caixa quanto por parte das entidades) que impactam na gestão dos contratos do setor público, vinculados aos municípios, o presidente Roberto Maia deu uma demonstração de vontade de concentrar esforços numa parceria inédita, que só poderá produzir bons frutos”, disse Luiz Antônio. Satisfeito com o diálogo e esperançoso com as soluções apontadas para resolver o empasse entre os municípios baianos e a Caixa, o presidente da UPB explicitou que a Casa municipalista está de portas abertas para CEF, já que o interesse de ambas as partes é ajudar no desenvolvimento e fortalecimento das cidades do Estado. O próximo encontro, que vai acontecer na sede da UPB com a Caixa, foi marcado para o dia 3 de março.

 

 
Leia Também:
 
Alteração na cobrança do ISS faz justiça com municípios pequenos, diz Eures Ribeiro
A ECF, novidade neste ano, substitui a DIPJ; objetivo é eliminar erros no preenchimento do sistema antigo da Receita Federal
Devedor do MEI pode ser barrado em financiamentos e acesso à previdência
Veja como regularizar sua empresa e se tornar um Microempreendedor Individual
Arrecadação recua 2,8% e tem o pior primeiro semestre em quatro anos
Microempreendedor Individual: acerto de contas com a Receita vai até fim do mês de Maio
Congresso Nacional promulga mudança no ICMS do comércio eletrônico
Receita disponibiliza serviço para verificação de débitos com o Simples
Crise econômica em 2014 concentra-se em empresas do setor financeiro
Parecer referente Projeto REFIS- Dispensa Multas e Juros - Controvérsia
 1 2345678-16
 
 
 
Find out what rolex replica watches will be up to next. To wrap things up, we visit the replica watches of one of the most revered and prominent independent rolex replica watches store. It a charming watch for sure, with an interesting stepped case construction, creamy ivory dial, and unique replica watches style hour and minute hands. For readers lucky enough to be considering a new perpetual calendar, this has got to be one of your top considerations. Only a handful of brands can lay claim to having been on the moon. One of such watches to make its way to the moon was a chronograph by rolex replica uk worn by astronaut 2017 replica watches. rolex replica watches, keen to impress upon the world its space credentials, released a modern. For 2017, they are updating that modern reissue with a new rolex replica sale and stealthier model that you see here.