Login
Senha

Rua Fernando Menezes de Góes, 397 Sala – 101 – Ed. Lucílio Cobas
Pituba - Salvador-Bahia
CEP: 41.810-700
Fonefax: (71) 3347-7981

e-mails:
camp@campconsultoria.com.br

 
 
22/07/2009 11:04:42
Prefeitos devem estar atentos para o Censo 2010

Os censos populacionais constituem a única fonte de informação sobre a situação de vida da população nos municípios e localidades. As realidades locais, rurais ou urbanas, dependem dos censos para serem conhecidas e atualizadas. Oscensos produzem informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas estaduais e municipais e para a tomada de decisões de investimento, sejam eles provenientes da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo. No Brasil, os censos demográficos são realizados de 10 em 10 anos e o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é o órgão responsável pela sua realização.

Entre as principais utilizações dos resultados censitários estão o acompanhamento do crescimento, distribuição geográfica e evolução das características da população, os quais fornecem parâmetros para o cálculo da Previdência Social, entre outras estimativas; dentificação de áreas de investimentos prioritários em saúde, educação, habitação, transporte, energia, etc, possibilitando a avaliação e revisão da alocação de recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS), do Fundo Nacional de Educação (FNE) e outras fontes de recursos públicos e privados; fornecimento de referências para as projeções populacionais com base nas quais o Tribunal de Contas da União define as cotas do Fundo de Participação dos Estados e do Fundo de Participação dos Municípios, entre outros.

RETRATO - Em 2010, o IBGE  realizará o XII Censo Demográfico, que se constituirá no grande retrato em extensão e profundidade da população brasileira e das suas características socieconômicas e, ao mesmo tempo, na base sobre a qual deverá se assentar todo o planejamento público e o privado da próxima década. O Censo 2010, que terá início no dia 01 de agosto de 2010, será um retrato de corpo inteiro do país com perfil da população e as características de seus domicílios, ou seja, ele nos dirá como somos, quantos somos e como vivemos.

Os 5.565 municípios brasileiros serão recenseados, sendo aproximadamente 58 milhões de domicílios. Na Bahia serão 417 municípios com 12.398 recenseadores com 474 postos de coleta. Em junho foi instalada as Comissões Censitárias Estaduais e a UPB faz parte. Em julho e agosto deste ano será instalada as Comissões Municipais de Geografia e Estatística. Nos meses seguintes processo seletivo para contratação de recenseadores, treinamento das equipes de coleta e supervisão.

PARTICIPAÇÃO - Para realizar o Censo 2010, o IBGE precisa do apoio e da participação de todos. É imprescindível que a população entenda a importância de se receber o recenseador e responder ao questionário da pesquisa. Por isso, antes mesmo de iniciar a fase de coleta, a Instituição já começa a sensibilizar e também conscientizar a sociedade, através de ações de mobilização junto à população. Um dos canais de divulgação do Censo 2010 é o seu site na Internet (), onde é possível obter as principais informações sobre o andamento da pesquisa.

O papel da UPB é divulgar o Censo 2010junto aos municípios e prefeitos, conscientizando a participar através das atividades do recenseamento para garantir que todos os habitantes do município sejam realmente contados. É importante também estar atendo aos territórios que o IBGE vai estar analisando. “O censo é a baliza de todo lanejamento municipal. Portanto, essa parceria entre os prefeitos e o IBGE é o melhor caminho para resultados mais positivos, tanto para o instituto, comprovando sua eficácia, quanto para os municípios, que terão seus direitos comprovados eassegurados”, argumentou o presidente da UPB, prefeito de Bom Jesus da Lapa, Roberto Maia.

ATUALIZAÇÃO - O IBGE pretende realizar um censo que melhor represente a realidade da população de cada município, portanto, gerando justiça fiscal. Para que isso ocorra, o IBGE atualizou todos os mapas dos municípios brasileiros, para uma melhor interpretação dos limites geográficos. Além disso, o próximo censo vai contar com uma tecnologia de ponta, como computadores de mão com sistema de posicionamento global, o chamado GPS (Global Positioning System) para gerar precisão na localização dos domicílios e estabelecimentos rurais. É necessário a conscientização e participação dos gestores municipais no censo porque ele ajuda na administração municipal a partir do momento que quantifica e qualifica a população da localidade ajudando aos prefeitos a elaborar programas com alvos definidos.

Os resultados do Censo vão refletir a realidade do estado, fornecendo o retrato dos municípios num determinado período de tempo. Seus dados serão utilizados em programas e projetos que vão contribuir para estudar o crescimento e evolução da população ao longo do tempo; identificar áreas de investimentos prioritários em saúde, educação, habitação, transportes, energia, programas de assistência à infância e à velhice, e selecionar locais que necessitam de programas de estímulo ao crescimento econômico.

INOVAÇÕES - O orçamento previsto de R$ 1,4 bilhão para o censo de 2010 permitirá diversas novidades, sobretudo tecnológicas e operacionais. O PDA, por exemplo, ao incorporar um questionário eletrônico, em substituição ao papel, contribui para preservação do meio ambiente, além de permitir uma celeridade maior na recepção dos dados, no seu processamento e na sua divulgação.

Do ponto de vista operacional, a diretora de Pesquisas do IBGE, Wasmália Bivar, ressaltou o cruzamento dos setores censitários com as imagens orbitais e o cadastro de endereço ainda na fase de pré-coleta. “Vamos conseguir para as áreas urbanas formais – o que significa que as áreas rurais, favelas e as áreas de ocupação irregular estão fora – um levantamento sobre a oferta de asfaltamento, iluminação pública, calçamento e saneamento básico”, explicou, ressaltando que essa base operacional será uma ferramenta poderosa para o planejamento dos tomadores de decisão públicos e privados.

Como resultado das inovações, as informações preliminares serão divulgadas ainda em dezembro de 2010, sendo que a coleta ocorre entre agosto e novembro. O censo demográfico ocorre a cada dez anos, sendo o último realizado em 2000.

Para 2010 está prevista para a Bahia a utilização de mais de 12 mil recenseadores, 18,3 mil setores censitários e 474 postos de coleta. A Comissão Censitária Estadual tem o objetivo de apoiar a realização do censo na infraestrutura necessária e incentivar a participação de instituições da sociedade nas comissões municipais.
 
Leia Também:
 
Alteração na cobrança do ISS faz justiça com municípios pequenos, diz Eures Ribeiro
A ECF, novidade neste ano, substitui a DIPJ; objetivo é eliminar erros no preenchimento do sistema antigo da Receita Federal
Devedor do MEI pode ser barrado em financiamentos e acesso à previdência
Veja como regularizar sua empresa e se tornar um Microempreendedor Individual
Arrecadação recua 2,8% e tem o pior primeiro semestre em quatro anos
Microempreendedor Individual: acerto de contas com a Receita vai até fim do mês de Maio
Congresso Nacional promulga mudança no ICMS do comércio eletrônico
Receita disponibiliza serviço para verificação de débitos com o Simples
Crise econômica em 2014 concentra-se em empresas do setor financeiro
Parecer referente Projeto REFIS- Dispensa Multas e Juros - Controvérsia
 1 2345678-16
 
 
 
Find out what rolex replica watches will be up to next. To wrap things up, we visit the replica watches of one of the most revered and prominent independent rolex replica watches store. It a charming watch for sure, with an interesting stepped case construction, creamy ivory dial, and unique replica watches style hour and minute hands. For readers lucky enough to be considering a new perpetual calendar, this has got to be one of your top considerations. Only a handful of brands can lay claim to having been on the moon. One of such watches to make its way to the moon was a chronograph by rolex replica uk worn by astronaut 2017 replica watches. rolex replica watches, keen to impress upon the world its space credentials, released a modern. For 2017, they are updating that modern reissue with a new rolex replica sale and stealthier model that you see here.