14/01/2008 10:26:32
CURSO DE CAPACITA??O DE TUTORIA:O PAPEL, RESPONSABILIDADES E ATRIBUI??ES
ETAPAS DA CAPACITAÇÃO: ACOLHIMENTO E APRESENTAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS - DURAÇÃO: 50 minutos FINALIDADE: Propiciar condições para que o tutor possa: • Ambientar-se ao trabalho de tutoria no curso de gestão escolar; • Familiarizar-se com outros tutores dos diversos municípios presentes; • Conhecer a estrutura organizacional e respectivos responsáveis pelo desenvolvimento técnico, operacional e metodológico do CGE. CONTEÚDOS: • Ambientação e acolhimento do grupo de tutores do CGE; • Integração dos tutores dos diversos municípios presentes; • Conhecimento da estrutura organizacional; • Identificação dos respectivos responsáveis pelo desenvolvimento técnico, operacional e metodológico do CGE. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES Abertura dos trabalhos pelos representantes da DOM, CAMP, UPB e UNI_Upb. 10’ Apresentação das pessoas envolvidas promovendo oportunidade para a interação coletiva. Levantamento diagnóstico acerca das experiências vivenciadas pelo grupo referentes a educação a distância. 20’ Estabelecer pactos e combinados para o trabalho: trazer à tona as regras de convivência coletiva e a necessidade de estar atento aos objetivos do Programa de capacitação. 5’ Apresentação da estrutura organizacional do CGE, delineamento das atribuições e respectivos responsáveis. 15’ MÓDULO I: APRESENTANDO O CURSO DE GESTÃO ESCOLAR - DURAÇÃO: 1h30 FINALIDADE: Propiciar condições para que o tutor possa conhecer e compreender: • as razões que justificam a necessidade do Curso de Gestão; • os objetivos do Curso a curto e longo prazo; • a estrutura curricular do curso; • duração e carga horária do CGI; • as situações específicas que articularão teoria e prática: 1. estudos dirigidos; 2. tele-aulas; 3. acesso ao ambiente virtual de aprendizagem. CONTEÚDOS: • Compreensão da justificativa e necessidade do CGE; • Identificação e percepção dos objetivos do Curso a curto e longo prazo; • Conhecimento da estrutura curricular do curso; • Conhecimento da duração e carga horária do CGE; • Conhecimento, compreensão e caracterização as situações específicas que articularão teoria e prática: 1. estudos dirigidos; 2. tele aulas; 3. acesso ao ambiente virtual de aprendizagem. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES Exposição sobre a justificativa, os objetivos a estrutura curricular do curso a duração e carga horária. 15’ Dividir o grupo em três equipes e pedir que, discutam e escrevam em uma folha de ofício sobre a compreensão que tiveram sobre os elementos apresentados: justificativa e objetivos. Simular uma situação em que o tutor esteja dialogando com um possível candidato ao curso. 30’ Cada grupo apresenta a situação e o mediador faz as devidas considerações ao final. 10’ Será sorteada uma situação específica de aprendizagem para cada grupo ler, discutir e socializar para o grupo as respectivas características. 20’ Após cada socialização o mediador complementa a apresentação enfatizando: as finalidades e os objetivos de cada situação especifica de aprendizagem. 15’ MÓDULO II: PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS LOGÍSTICOS - TEMPO: 3 HORAS FINALIDADE: Propiciar condições para que o tutor possa conhecer e compreender: • como organizar uma telessala e viabilizar a participação de todos os cursistas nas aulas; • como manipular os equipamentos de recepção (sintonizar, ajustar, ligar e desligar); • como enviar perguntas durante as tele aulas; • como acessar o site para: enviar dúvidas, imprimir apostilas e atividades antecipadas, baixar filmes ou outros recursos; • como mobilizar os cursistas para a efetiva participação no estudo dirigido; • como preencher uma ata de estudo dirigido; • quais cuidados deve-se ter durante a transmissão nas tele aulas; • como assegurar o controle e registro da freqüência dos cursistas. CONTEÚDOS: • Organização da telessala; • Manipulação dos equipamentos de recepção (sintonizar, ajustar, ligar e desligar); • Envio das perguntas durante as teleaulas; • Acesso ao site para: enviar dúvidas, imprimir apostilas e atividades antecipadas, baixar filmes ou outros recursos; • Mobilização de cursistas para a efetiva participação no estudo dirigido; • Preenchimento da Ata do Estudo Dirigido; • Cuidados necessários durante a transmissão da Teleaula; • Controle e registros da freqüência dos cursistas em todas as atividades. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES Apresentação dos Procedimentos Operacionais. Dividir os participantes em 6 grupos. Cada grupo ficará responsável por levantar e registrar no fluxo os procedimentos de responsabilidade do tutor, antes da Aula, durante a Aula, após a Aula, antes do Estudo Dirigido, durante o Estudo Dirigido e após o Estudo Dirigido 40’ Reagrupar os participantes formando grupos compostos de participantes de todos os grupos iniciais. Cada representante de um grupo inicial socializará o fluxo levantado no grupo inicial, oportunizando que os demais membros do grupo tragam contribuições 40’ Cada grupo apresentará o fluxo consolidado no momento 2; 40’ Comparar os fluxos apresentados e com a mediação do facilitador compilar o fluxo que descreverá todos os procedimentos operacionais nos vários momentos de cada Módulo. 60’ # Na mediação caberá ao facilitador complementar, esclarecer e alinhar as informações inerentes a cada procedimento. MÓDULO III: ENSINO A DISTÂNCIA: DIFERENCIAIS E FINALIDADES - DURAÇÃO: 1 HORA FINALIDADE: Propiciar condições para que o tutor possa conhecer e compreender: • o conceito de educação a distância. • os diferenciais e as finalidades do ensino a distância. • os elementos facilitadores e dificultadores do ensino a distância. CONTEÚDOS: • Conceito de educação a distância. • Diferenciais e as finalidades do ensino a distância. • Elementos facilitadores e dificultadores do ensino a distância. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES Apresentação sobre o conceito de EAD 10’ Exibição de vídeo sobre o cenário atual da EAD, diferencias e finalidades 15’ Dividir o grupo em três equipes para discutirem e refletirem sobre os conteúdos apresentados: conceito, diferenciais e finalidades, cenário atual da EAD. Cada grupo deverá eleger um relator que irá socializar a todos a compreensão do conteúdo pelo grupo, elencando características da EAD. 15’ Cada relator apresenta as impressões do seu grupo e o mediador faz as devidas considerações ao final. 15’ Apresentação sobre os principais elementos facilitadores e dificultadores na EAD 5’ MÓDULO IV: O TUTOR NO CURSO DE GESTÃO ESCOLAR A DISTÂNCIA - DURAÇÃO: 2 HORAS FINALIDADE: Propiciar condições para que o tutor possa conhecer e compreender: • O conceito e papel da tutoria na EAD • O perfil do tutor do CGE • As funções e atribuições do tutor CONTEÚDOS: • Compreensão de tutoria • Compreensão do perfil do tutor no CGE • Identificação das funções e atribuições do tutor DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES Exibição de vídeo sobre tutoria 10’ Dividir o grupo em três equipes e pedir que, discutam e escrevam sobre a compreensão que tiveram do conceito de tutoria e o papel do tutor. 20’ Cada grupo apresenta a situação e o mediador faz as devidas considerações ao final. 10’ Apresentação expositiva sobre: o perfil do tutor, funções e atribuições. 20’ Dividir o grupo em quatro equipes e cada uma deverá solucionar as situações-problema que poderão ser encontradas pelo tutor. 30’ O grupo socializa e o mediador faz as devidas considerações ao final. 30’
|