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14/01/2008 10:26:32
CURSO DE CAPACITA??O DE TUTORIA:O PAPEL, RESPONSABILIDADES E ATRIBUI??ES

ETAPAS DA CAPACITAÇÃO: 

ACOLHIMENTO E APRESENTAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS - DURAÇÃO: 50 minutos

  FINALIDADE: Propiciar condições para que o tutor possa:

• Ambientar-se ao trabalho de tutoria no curso de gestão escolar;
• Familiarizar-se com outros tutores dos diversos municípios presentes;
• Conhecer a estrutura organizacional e respectivos responsáveis pelo desenvolvimento técnico, operacional e metodológico do CGE.

  CONTEÚDOS:
• Ambientação e acolhimento do grupo de tutores do CGE;
• Integração dos tutores dos diversos municípios presentes;
• Conhecimento da estrutura organizacional;
• Identificação dos respectivos responsáveis pelo desenvolvimento técnico, operacional e metodológico do CGE.
 

 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
Abertura dos trabalhos pelos representantes da DOM, CAMP, UPB e UNI_Upb. 10’
Apresentação das pessoas envolvidas promovendo oportunidade para a interação coletiva.
Levantamento diagnóstico acerca das experiências vivenciadas pelo grupo referentes a educação a distância. 20’
Estabelecer pactos e combinados para o trabalho: trazer à tona as regras de convivência coletiva e a necessidade de estar atento aos objetivos do Programa de capacitação. 5’
Apresentação da estrutura organizacional do CGE, delineamento das atribuições e respectivos responsáveis. 15’

   MÓDULO I: APRESENTANDO O CURSO DE GESTÃO ESCOLAR - DURAÇÃO: 1h30

  FINALIDADE: Propiciar condições para que o tutor possa conhecer e compreender:

• as razões que justificam a necessidade do Curso de Gestão;
• os objetivos do Curso a curto e longo prazo;
• a estrutura curricular do curso;
• duração e carga horária do CGI;
• as situações específicas que articularão teoria e prática: 1. estudos dirigidos; 2. tele-aulas; 3. acesso ao ambiente virtual de aprendizagem.

  CONTEÚDOS:
• Compreensão da justificativa e necessidade do CGE;
• Identificação e percepção dos objetivos do Curso a curto e longo prazo;
• Conhecimento da estrutura curricular do curso;
• Conhecimento da duração e carga horária do CGE;
• Conhecimento, compreensão e caracterização as situações específicas que articularão teoria e prática: 1. estudos dirigidos; 2. tele aulas; 3. acesso ao ambiente virtual de aprendizagem.

 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
Exposição sobre a justificativa, os objetivos a estrutura curricular do curso a duração e carga horária. 15’
Dividir o grupo em três equipes e pedir que, discutam e escrevam em uma folha de ofício sobre a compreensão que tiveram sobre os elementos apresentados: justificativa e objetivos. Simular uma situação em que o tutor esteja dialogando com um possível candidato ao curso. 30’
Cada grupo apresenta a situação e o mediador faz as devidas considerações ao final. 10’
Será sorteada uma situação específica de aprendizagem para cada grupo ler, discutir e socializar para o grupo as respectivas características. 20’
Após cada socialização o mediador complementa a apresentação enfatizando: as finalidades e os objetivos de cada situação especifica de aprendizagem. 15’ 

  MÓDULO II: PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS LOGÍSTICOS - TEMPO: 3 HORAS

  FINALIDADE: Propiciar condições para que o tutor possa conhecer e compreender:

• como organizar uma telessala e viabilizar a participação de todos os cursistas nas aulas;
• como manipular os equipamentos de recepção (sintonizar, ajustar, ligar e desligar);
• como enviar perguntas durante as tele aulas;
• como acessar o site para: enviar dúvidas, imprimir apostilas e atividades antecipadas, baixar filmes ou outros recursos;
• como mobilizar os cursistas para a efetiva participação no estudo dirigido;
• como preencher uma ata de estudo dirigido;
• quais cuidados deve-se ter durante a transmissão nas tele aulas;
• como assegurar o controle e registro da freqüência dos cursistas.

  CONTEÚDOS:
• Organização da telessala;
• Manipulação dos equipamentos de recepção (sintonizar, ajustar, ligar e desligar);
• Envio das perguntas durante as teleaulas;
• Acesso ao site para: enviar dúvidas, imprimir apostilas e atividades antecipadas, baixar filmes ou outros recursos;
• Mobilização de cursistas para a efetiva participação no estudo dirigido;
• Preenchimento da Ata do Estudo Dirigido;
• Cuidados necessários durante a transmissão da Teleaula;
• Controle e registros da freqüência dos cursistas em todas as atividades.
 

 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
Apresentação dos Procedimentos Operacionais.
Dividir os participantes em 6 grupos. Cada grupo ficará responsável por levantar e registrar no fluxo os procedimentos de responsabilidade do tutor, antes da Aula, durante a Aula, após a Aula, antes do Estudo Dirigido, durante o Estudo Dirigido e após o Estudo Dirigido 40’
Reagrupar os participantes formando grupos compostos de participantes de todos os grupos iniciais. Cada representante de um grupo inicial socializará o fluxo levantado no grupo inicial, oportunizando que os demais membros do grupo tragam contribuições 40’
Cada grupo apresentará o fluxo consolidado no momento 2; 40’
Comparar os fluxos apresentados e com a mediação do facilitador compilar o fluxo que descreverá todos os procedimentos operacionais nos vários momentos de cada Módulo. 60’

# Na mediação caberá ao facilitador complementar, esclarecer e alinhar as informações inerentes a cada procedimento.
 

  MÓDULO III: ENSINO A DISTÂNCIA: DIFERENCIAIS E FINALIDADES - DURAÇÃO: 1 HORA

  FINALIDADE: Propiciar condições para que o tutor possa conhecer e compreender:

• o conceito de educação a distância.
• os diferenciais e as finalidades do ensino a distância.
• os elementos facilitadores e dificultadores do ensino a distância.

  CONTEÚDOS:
• Conceito de educação a distância.
• Diferenciais e as finalidades do ensino a distância.
• Elementos facilitadores e dificultadores do ensino a distância.

 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
 Apresentação sobre o conceito de EAD 10’
Exibição de vídeo sobre o cenário atual da EAD, diferencias e finalidades 15’
Dividir o grupo em três equipes para discutirem e refletirem sobre os conteúdos apresentados: conceito, diferenciais e finalidades, cenário atual da EAD. Cada grupo deverá eleger um relator que irá socializar a todos a compreensão do conteúdo pelo grupo, elencando características da EAD. 15’
Cada relator apresenta as impressões do seu grupo e o mediador faz as devidas considerações ao final. 15’
Apresentação sobre os principais elementos facilitadores e dificultadores na EAD 5’

  MÓDULO IV: O TUTOR NO CURSO DE GESTÃO ESCOLAR A DISTÂNCIA - DURAÇÃO: 2 HORAS

  FINALIDADE: Propiciar condições para que o tutor possa conhecer e compreender:

• O conceito e papel da tutoria na EAD
• O perfil do tutor do CGE
• As funções e atribuições do tutor

  CONTEÚDOS:
• Compreensão de tutoria
• Compreensão do perfil do tutor no CGE
• Identificação das funções e atribuições do tutor


 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
Exibição de vídeo sobre tutoria 10’
Dividir o grupo em três equipes e pedir que, discutam e escrevam sobre a compreensão que tiveram do conceito de tutoria e o papel do tutor.   20’
Cada grupo apresenta a situação e o mediador faz as devidas considerações ao final. 10’
Apresentação expositiva sobre: o perfil do tutor, funções e atribuições. 20’
Dividir o grupo em quatro equipes e cada uma deverá solucionar as situações-problema que poderão ser encontradas pelo tutor.  30’
O grupo socializa e o mediador faz as devidas considerações ao final. 30’

 
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