|
|
|
|
|
|
|
|
12/05/2008 16:36:01
Perguntas Respondidas do M?dulo III Aula 1 e 2
Norteadores para uma gestão democrática na escola: PPP e Regimento Escolar AULA 1 Município: Caetité Nome: Cássia Lorena P: Pode um PPP atender às necessidades de todas as U.E.? R: É claro que não. A escola é influenciada também por fatores externos. É um espaço perpassado por muitas variáveis. Município: Itabela Nome: Neci Tourinho P: Como o gestor articula maior participação de sua equipe na construção do PPP? R: Atuando como líder, estabelecendo confiança e delegando tarefas.
P: Na gestão democrática como atingir as dimensões norteadoras desenvolvendo os elementos do RE? R: Agindo. Não tem outra saída a não ser perseguindo os objetivos que foram estabelecidos coletivamente.
Município: Ipirá Nome: Ivana P: Como despertar o interesse e a participação dos professores e gestores na construção do PPP da escola? R: Começando com os poucos que se interessam e, aos poucos, ampliar a rede de cooperação. Nome: Érica P: Como despertar o interesse e a participação dos professores e gestores na construção do PPP da escola? R: Explicação dessa ausência de um projeto se traduz nas expressões caóticas que temos noticias. É claro que um PPP não resolve tudo, mas indica ao menos um caminho possível de trabalho no espaço escolar. Nome: Sônia P: Como o regimento da escola pode fazer-se mais presente na rotina de alguns gestores autoritários que agem aleatoriamente sem nenhum conhecimento o respeito à legislação presente no regimento da escola? R: Se o gestor é tão autoritário as ações não considerarão os demais. As conseqüências você já sabe.
Município: Paramirim Nome: Renata P: Como trabalhar o PPP de forma completa? R: Penso que é preciso estabelecer metas a curto, médio e longo prazo. Não se muda um modelo de uma hora para outra. Requer persistência. Município: Jacobina Nome: Rogério Santana Silva e Claudia Cedraz P: Quem deve orientar a construção do PPP? R: O DIRETOR DA ESCOLA É O LIDER, É O QUE FOMENTA AS AÇÕES, MAS O PPP NÃO É DA RESPONSABILIDADE DO DIRETOR É DA RESPONSABILIDADE DO COLETIVO; PROFESSORES, COORDENADORES, FUNCIONÁRIOS , OS PAIS, REPRESENTANTE DOS ALUNOS. É DA RESPONSABILIDADE DE TODOS. ASSIM, NEST PROCESSO É POSSÍVEL QUE UM PROFSSOR OU DPOIS LIDERM TAMBÉM A CONSTRUÇÃO. P: O Regimento Escolar deve ser único para o município, ou é mais indicado que cada escola construa/adapte o seu RE? R: CADA ESCOLA TEM O SEU REGIMENTO. É COMO SE FOSSE A CONSTITUIÇÃO DA ESCOLA. O REGIMENTO TARTA DE DEFINIR OS RUMOS DAQUELA ESCOLA. Município: Ubaitaba Nome: Jorquélia P: Como elaborar um PPP que atenda as reais necessidades da comunidade escolar? R: Realizando um diagnóstico preciso dos problemas, também das potencialidades da escola. A partir deste estudo, então, proceder com a discussão conjunta a fim de pensar estratégias de enfrentamento dos problemas. É importante colocar metas a curto, médio e longo prazo. Município: Itapicurú Nome: Franklin
P: Concluindo o RE, qual o tempo aconselhável de sua efetivação e como se por ventura precisar fazer alguma alteração, quais caminhos a serem seguidos?
R: O RE é a Constituição ou Lei que rege a vida da escola. Deve ser efetivado a partir da data da sua aprovação por todos aqueles que participaram na sua elaboração. É como uma lei.Efetiva-se imediatamente. Quanto às alterações, poderão ocorrer, desde que seja necessário revisão de algumas claususlas ou artigos que o coletivo entenda ser importante incluir, modificar etc. AULA 2 Município: Castro Alves
Nome: Rosenilda P: Sendo o PPP um documento de fundamental importância para U.E., por que é tão difícil sua elaboração e acaba causando angústia? R: Por uma razão óbvia: não faz parte , ainda, da cultura institucional. Implantar a cultura do planejamento leva tempo, exige paciência e dedicação.
Município: Caculé Nome: Vanderlei P: É sabido da participação de todos numa determinada unidade escolar para a elaboração do PPP.O que fazer quando não há essa participação, principalmente quando se trata da sobrecarga de trabalho (40, 60 horas e, até mais...) do professor?
R: O planejamento das ações escolares deve fazer parte da rotina da escola e da carga horária do professor. O PPP é este planejamento coletivo. Talvez a dificuldade resida na ausência de uma cultura de fazer juntos. P: O PPP deve ser seguido em sua totalidade pela escola, ou pode ser flexível?
R: Não há plano algum que não possa ser modificado, ajustado. Também o PPP vai sofrendo ajustes ao longo da sua implementação. Aliás, imagino que todo anos seja realizada uma grande reunião de avaliação das ações. Este é um momento privilegiado para o reencaminhamento das ações e metas. Município: Caetité Nome: Cássia P: Nos indicar alguns critérios estabelecidos para o conselho de classe, além dos já conhecidos como: frequência, participação, cumprimento das tarefas...
R: O CONSELHO DE CALSSE TAMBÉM SUPÕE O MOMENTO DA AUTO-REFLEXÃO. PENSAR SOBRE AS CONCEPÇOES DE ENSINO E APRENDIZAGEM, SOBRE OS SENTIDOS DA AVALIAÇÃO. A DIVERSIDADE DE INSTRUMENTOS, OS RELACIONAMENTOS QUE SE ESTABELECEM COM OS ALUNOS, AS OPORTUNDIDADES QUE A ESCOLA OFERECEU PARA O ALUNO RECUPERAR NO PROCESSO AQUILO QUE NÃO FOI POSSÍVEL APRENDER. Município: Itabela Nome: Neci Tourinho P: Como desenvolver e articular todos os profissionais da educação e comunidade na elaboração do RE e PP?
R: NÃO HÁ COMO CONTAR DE UMA VEZ SÓ COM TODOS OS PROFISSIONAIS. SEMPRE HAVERÁ FALATA, MAS COMEÇE COM OS POUCOS QUE ESTÃO DISPOSTOS A MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA SUA ESCOLA. CONTE COMO UM, DEPOIS COM DOIS DEPOIS COM TRÊS. JUNTE OS MAIS ENTUSIASMADOS COM OS QUE NÃO ESTÃO AINDA SENSIBILIZADOS PARA A IMPORTÂNCIA DO PROJETO DA ESCOLA. Município: Boquira Nome: Maria Santos Pires P: Qual o primeiro passo para elaboração ou atualização do RE na escola?
R: Reunir os agentes da escola e começar a pensar as leis, normas, orientações regulamentos de que a escola necessita. P: Como conscientizar os pais da importância de sua participação na construção do PPP?
R: Convidando os pais para fazer um estudo diagnóstico da real situação da escola.
P: Como um gestor pode motivar sua comunidade escolar para construção ou atualização do PPP?
R: Divulgando o diagnóstico que retrate a situação da escola e a necessidade de melhoria, o que supõe a participação de todos. P: Sugestão para acompanhamento dos pais nas atividades escolares, principalmente nas tarefas de casa.
R: ENCAMINAHR ATIVIDADES QUE ENVOLVAM OS PAIS. CONTAR UMA HISTORIA PARA QUE O FILHO ESCUTE E ESCREVA; FAZER UMA ENTREVISTA COM OS PAIS SOBRE ASSUNTOS QUE A PROFESSORA ESTEJA TRABALHANDO; SÃO MUITAS AS POSSIBILIDADES.
P: O que fazer para atrair alunos do curso noturno, se tratando de jovens e adultos, do Ensino Fundamental das séries iniciais?
R: Pense que esses alunso são especiais. Voltam à escola em um tempo já tardio, muitas vezes trabalham e chegam cansados; estão com outras preocupações. Assim o espaço escolar deve fortalecer os laços de convivência, amizade. Também as atividades devem ter sentido para eles. Muitas vezes as atividades pedagógicas são desinteressantes, porque não são adequadas para um adulto. Os textos devem fazer setido e as discussões devem ocorrer em torno de temas que tenham significado para as suas vidas.
|
|
Leia Também: |
|
|
|
678 9 101112-16
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Find out what rolex replica watches will be up to next. To wrap things up, we visit the replica watches of one of the most revered and prominent independent rolex replica watches store. It a charming watch for sure, with an interesting stepped case construction, creamy ivory dial, and unique replica watches style hour and minute hands. For readers lucky enough to be considering a new perpetual calendar, this has got to be one of your top considerations. Only a handful of brands can lay claim to having been on the moon. One of such watches to make its way to the moon was a chronograph by rolex replica uk worn by astronaut 2017 replica watches. rolex replica watches, keen to impress upon the world its space credentials, released a modern. For 2017, they are updating that modern reissue with a new rolex replica sale and stealthier model that you see here.
|
|