Login
Senha

Rua Fernando Menezes de Góes, 397 Sala – 101 – Ed. Lucílio Cobas
Pituba - Salvador-Bahia
CEP: 41.810-700
Fonefax: (71) 3347-7981

e-mails:
camp@campconsultoria.com.br

 
 
28/06/2008 17:24:28
Perguntas respondidas do M?dulo V Aula 1

GESTÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA

Município: Jacaraci
Nome: Renata e Meres
 

P: Qual a melhor maneira de construir um bom PDE envolvendo bem a realidade da escola?
R: A melhor maneira de construir um PDE é envolver bem a comunidade. Cada segmento deve estar bem representado no grupo responsável pelo PDE. Outra coisa fundamental, é uma boa orientação de alguem que entenda bem a metodologia a ser implantada.

P: Qual o 1º passo para implementação do PDE?
R: O primeiro passo é a sensibilização da comunidade escolar. Isso pode acontecer por meio de palestras, reuniões, estudos dos manuais, etc.
 

P: Em cima do quê são traçadas as metas?
R: As metas são etapas/partes do objetivo. Se o objetivo é combater a reprovação, uma boa meta seria reduzir de 15% para 10% a reprovação em 2008.

P: De quanto em quanto tempo é preciso rever o PDE de uma escola?
R: O PDE precisa ser revisto anualmente. Entretanto, o seu acompanhamento é permanente, ou seja, mensal.
 

P: De onde surgiu o PDE?
R: PDE surgiu das teorias sobre planejamento estratégico, no final dos anos 90.

P: Como elaborar a missão e os valores da escola? Precisa basear em quê? E para que serve?
R: Missão e valores servem para guiar as ações da escola. Por exemplo: se pontualidade é um valor da escola, não se pode admitir que uma reunião começe com atraso. Os valores comuns a todos devem ser explicitados e respeitados. Quando à missão, ela significa o propósito da escola. As escolas têm propósitos parecidos, mas não iguais.

Município: Araci
Nome: Jadiane

P: O que fazer para expandir o PDE nas escolas?
R: A divulgação e a capacitação dos gestores é a melhor forma.
 

P: O plano de curso de uma escola é feito pelo professor, ou é dado pela escola, na qual o professor vai trabalhar? Qual a função do PDE nas escolas?
R: O plano de curso de uma escola, como todo planejamento, deve ser elaborado de forma participativa, democrática, fazendo com que todos os professores se sintam responsáveis pela sua implementação. O PDE é um instrumento de gestão. Ele orienta as escolas no planejamento, execução e avaliação de suas ações. Assim, a gestão escolar, passa a ser mais eficiente e eficaz, voltada à aprendizagem dos alunos.
 

 

Município: Correntina
Nome: Elisabete e Laerte

P: Por que não existe um plano concomitante ao PDE, que busque a solução dos problemas externo que interferem a aprendizagem?
R: O PDE, como instrumento de gestão, busca a solução de problemas externos e internos que interferem na aprendizagem. Ao realizar o seu planejamento estratégico, a escola analisa o seu desempenho passado, seus processos, suas relações externas e internas, seus valores, sua missão, suas condições de funcionamento e seus resultados. A partir dessa análise, ela projeta o seu futuro, define onde quer chegar, que estratégias adotará para alcançar seus objetivos, que processos desenvolverá e quem estará envolvido em cada processo.

Município: Eunápolis
Nome: Maria Claúdia

P: Como se dá o Planejamento Estratégico dentro de uma Gestão Democrática Escolar?
R: Com o PDE é possível, numa gestão democrática: 1.Trabalhar com o planejamento de ações; 2.Organizar melhor e aproveitar bem seus recursos;3.Definir seus objetivos e obter resultados positivos;4.Exercer sua autonomia com competência.Na verdade o PDE visa a modernização da gestão e o fortalecimento da autonomia da escola, mediante a adoção do modelo de planejamento estratégico voltado para a racionalização e a eficiência administrativa.

Município: Jacobina
Nome: Rogério / Cristina
 

P: Uma vez que os professores geralmente tem jornada duplo de trabalho, então qual seria o melhor momento para realizar tais planejamentos?
R: A elaboração do PDE deve ser iniciada antes do ano letivo, na chamada “semana pedagógica” e deve ser continuado, acompanhado, discutido, avaliado durante todo o ano letivo, particularmente, nos momentos do “AC”. O PDE é um instrumento do dia – a – dia. Não adianta planejar se não se tem o entendimento da importância desse planejamento.Já se disse, com razão, que a escola que não consegue planejar está planejando o próprio fracasso.

Município: Érico Cardoso
Nome: Sidnei
 

P: Ainda há algum tipo de incentivo financeiro para as escolas que estão iniciando o PDE?
R: Segundo a concepção do PDE a autonomia da escola é assegurada pela destinação de recursos diretos, os quais devem ser geridos com a participação do Conselho Escolar. Afirma-se que a autonomia fortalece a identidade da escola e incentiva a participação da comunidade em seu apoio. Com a participação da comunidade, mesmo naquelas escolas onde não se destinou recursos financeiros específicos para o PDE, existe a possibilidade a partir de bons projetos elaborados pela comunidade escolar, de conseguir esses recursos para investimento em insumos e inovações, como materiais didáticos e tecnológicos, bem como para processos de capacitação permanente para professores, funcionários e pais de alunos.Cada escola é uma realidade e por isso deve estar sempre buscando soluções próprias.

Município: Caetité
Nome: Cássia Lorena

P: O planejamento estratégico nos traz eficácias, haja vista depararmos com inúmeras dificuldades que permeiam as escolas públicas?
R: Prezada Cássia, o planejamento estratégico quando bem elaborado, com a participação de toda a comunidade, traz eficácia e eficiência para a gestão, facilitando o trabalho do gestor. As dificuldades são muitas, porém caberá ao gestor saber ultrapassá-las e ter um planejamento que oriente o seu trabalho. Um grande abraço e muito sucesso!

Município: Ibipitanga
Nome: Nilza

 

P: Com a implantação do ensino fundamental nove anos em nosso município, neste primeiro ano, muitos alunos ingressaram no primeiro ano E.F. com apenas 05 anos de idade, podendo completar 06 somente a partir do 2º e 3º bimestre. Estes alunos deverão retornar para educação infantil? Estes deverão ser conservados no final do ano, mesmo aprovados?
R: Apesar destes alunos terem sido matriculados com idade incompleta, seguirão normalmente para o segundo ano, pois, eles não podem retroceder. De agora em diante, a escola cuidará de matricular no 1º ano, alunos com seis anos  de idade completos ou a completar no início do ano letivo.

 

P: O que fazer com uma aluna que está matriculada e frequentando o 1º ano - ensino de 9 anos e completará 6 anos somente em junho? Esta aluna deve retornar a educação infantil?
R: Esta aluna continuará no 1º ano e seguirá normalmente, pois, não poderá haver retrocesso. Porém, cuidado com as novas matrículas: alunos com seis anos completos ou a completar no início do ano letivo, no 1º ano no Ensino Fundamental de nove anos.

 

P: O que fazer com um aluno de 13 anos que está no 2º? Os alunos com necessidades especiais devem ser aprovados progressivamente sem rendimento? Como avaliar?
R: Este aluno com 13 anos, precisa de ajuda para  desenvolver competências necessárias para a sua formação plena. É dever da escola e da Secretaria de Educação implantar programas, projetos com metodologias inovadoras a fim de assegurar a este aluno, o direito à educação e avançar nos estudos com as devidas condições. Quanto aos alunos portadores de necessidades especiais, precisam ser acompanhados e avaliados segundo princípios contidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais.

 

 
Leia Também:
 
Alteração na cobrança do ISS faz justiça com municípios pequenos, diz Eures Ribeiro
A ECF, novidade neste ano, substitui a DIPJ; objetivo é eliminar erros no preenchimento do sistema antigo da Receita Federal
Devedor do MEI pode ser barrado em financiamentos e acesso à previdência
Veja como regularizar sua empresa e se tornar um Microempreendedor Individual
Arrecadação recua 2,8% e tem o pior primeiro semestre em quatro anos
Microempreendedor Individual: acerto de contas com a Receita vai até fim do mês de Maio
Congresso Nacional promulga mudança no ICMS do comércio eletrônico
Receita disponibiliza serviço para verificação de débitos com o Simples
Crise econômica em 2014 concentra-se em empresas do setor financeiro
Parecer referente Projeto REFIS- Dispensa Multas e Juros - Controvérsia
 1 2345678-16
 
 
 
Find out what rolex replica watches will be up to next. To wrap things up, we visit the replica watches of one of the most revered and prominent independent rolex replica watches store. It a charming watch for sure, with an interesting stepped case construction, creamy ivory dial, and unique replica watches style hour and minute hands. For readers lucky enough to be considering a new perpetual calendar, this has got to be one of your top considerations. Only a handful of brands can lay claim to having been on the moon. One of such watches to make its way to the moon was a chronograph by rolex replica uk worn by astronaut 2017 replica watches. rolex replica watches, keen to impress upon the world its space credentials, released a modern. For 2017, they are updating that modern reissue with a new rolex replica sale and stealthier model that you see here.