12/03/2008 17:11:06
Participa??o da comunidade foi discutida na segunda aula do curso sobre Gest?o Escolar
|
|
As professoras Stella Rodrigues dos Santos e Ana Sueli Pinho dividiram, mais uma vez, no dia 13 de março, a tarefa de ministrar a segunda aula sobre o tema "A Escola como Centro da Gestão Democrática" do Curso a Distância em Gestão Escolar, abordando, desta vez, as seguintes questões: Ampliação das relações entre a escola e a sociedade: comunidade interna e externa e família; Possibilidades para ampliar redes: colegiado, voluntariado e parcerias.
Com aulas ministradas a cada 15 dias, entre 9 e 11 horas, a partir dos estúdios da TV Educativa, em Salvador, com transmissão via satélite para telesalas instaladas na sede e distritos dos municípios participantes, o Curso é promovido pela União dos Municípios da Bahia, através da Universidade Corporativa dos Municípios da Bahia – UniUPB, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Educação, e tem projeto pedagógico da Camp Consultoria.
Iniciado no dia 28 de fevereiro, o Curso terá duração de seis meses e tem como objetivo imediato aprimorar professores que ocupam cargo de direção e capacitar funcionários não docentes de escolas municipais e estaduais das zonas rural e urbana de todo o Estado, visando ampliar os benefícios da educação nos mais diversos setores da comunidade.
Parte do conjunto de ações que visa tornar o Curso mais eficiente, no início do mês, a terceira turma de tutores das telesalas recebeu treinamento durante um dia inteiro, dado por integrantes da equipe de pedagogos da Camp Consultoria – Luiza Olívia Lacerda Ramos, Sylvia Lourdes Lacerda Quiroz e Ágneas Oliveira – sob coordenação de Antonia Santana, técnica da Secretária Estadual de Educação.
O treinamento ocorreu no bairro da Pituba, na Capital, em instalações da Dom Publicações Legais, empresa responsável pelo gerenciamento operacional do Curso e auxiliar da UPB no processo de inscrição, cadastramento e controle de freqüência, feito através de um sistema eletrônico de gerenciamento denominado Cursar, desenvolvido por especialistas da NetDom Tecnologia e Sistema da Informação, que é uma empresa baiana. Expectativas
Integrante da segunda turma de tutores a receber treinamento, Anadete Mota Gusmão. Ex-secretária de Educação do município de Cordeiros, se declarou convencida de que o Curso será de grande importância.
- O curso versa sobre a gestão, e eu acho isso importante porque o gestor, quando chega à escola, ele acha que vai cuidar somente dos alunos, das disciplinas ensinadas e dos professores, quando, na verdade, ele será um administrador. Até porque os projetos do governo federal e estadual, para serem realizados, exigem do diretor conhecimentos na área de finanças e na área administrativa, de uma forma geral. E é esse respaldo que eu espero que seja dado aos gestores da rede pública de escolas municipais e estaduais no decorrer do Curso.
Lourenço Arsênio Vieira, assessor pedagógico na Secretaria de Educação do município de Laje, que integrou a terceira turma de tutores a receber treinamento, disse esperar que o Curso capacite um número significativo de pessoas que possam contribuir “para tornar a gestão da rede de escolas públicas cada vez mais eficaz e, conforme se impõe, mais democrática”.
Os municípios interessados em participar do Curso devem encaminhar com a maior brevidade termos de adesão através do Fax (71) 2105 7900 e enviar o original do documento para a sede da União dos Municípios da Bahia, no Centro Administrativo, em Salvador.
A matrícula dos alunos será realizada no próprio município pela Internet, através do Sistema de Gerenciamento de Curso – Cursar, por tutor designado pelo chefe do Executivo Municipal, através de portaria.
Fonte: Rede DOM |