Login
Senha

Rua Fernando Menezes de Góes, 397 Sala – 101 – Ed. Lucílio Cobas
Pituba - Salvador-Bahia
CEP: 41.810-700
Fonefax: (71) 3347-7981

e-mails:
camp@campconsultoria.com.br

 
 
22/07/2008 14:10:26
PERGUNTAS RESPONDIDAS DO M?DULO V ? AULA 2

GESTÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA

 

 

 

Município: Santanopólis
Nome: Júlio
 

P: Qual a  participação do grupo gestor no processo de discussão, construção, implantação e acompanhamento?
R: O grupo gestor tem o papel de coordenar a construção coletiva da PDE da sua escola, bem como apoiar, acompanhar, avaliar, orientar e reorientar a sua execução.  Desta forma o grupo promove um trabalho coletivo ordenado, que resulte na preservação e manutenção da escola e, principalmente, na melhoria da qualidade do ensino, com resultados positivos para os estudantes.
 

 

Município: Botuporã
Nome: Marleide

P: Além da participação quais outros componentes são de igual valor na gestão democrática?
R: Na Gestão Democrática a dimensão mais  importante é a da  PARTICIPAÇÃO, como está contido no ART 14 da LDB.  Além da PARTICIPAÇÃO  é importante também a AUTONOMIA, compreendida como um processo de conquista do trabalhador da educação.O Projeto Político Pedagógico (PPP), o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) e o Regimento Escolar (RE), construídos pelos educadores da Escola, são instrumentos de exercício de autonomia (ler o ART 15 da LDB).Além da participação e da autonomia não podemos deixar de considerar a LIDERANÇA, que deverá desenrolar-se no sentido da revitalização da democracia e da participação de todos os implicados nos processos educativos, assumindo assim uma feição emancipadora e facilitadora na capacidade de decisão coletiva.
 

P: Quais as principais diferenças entre participação plena e participação faz de conta?
R: A participação plena dá às pessoas a oportunidade de controlar o próprio trabalho, sentirem-se autoras e responsáveis pelos seus resultados, parte orgânica da realidade e não apenas um simples instrumento para realizar objetivos institucionais.Com a prática da participação plena é possível superar o exercício do poder individual e de referência e promover a construção do poder da competência, centrado na unidade social escolar como um todo.A participação em seu sentido pleno é caracterizada  por mobilização efetiva dos esforços individuais, para superar atitudes de acomodação,alienação, marginalidade, comportamentos individualistas, estimulando a construção do espírito de equipe.A participação do faz-de-conta é aquela onde as decisões são tomadas individualmente, ou por grupo restrito, ficando o coletivo apenas para referendar essas decisões.  É uma forma inadequada de participação, com resultados altamente negativos, que deterioram a cultura organizacional da escola, por destruir qualquer possibilidade de colaboração benéfica.  Promovem o descrédito nas ações da direção, geram desconfiança, insegurança e destroem as sementes e motivações da participação efetiva.
 

 

Município: Caetité
Nome: Cássia
 

P: Quais as principais diferenças entre participação plena e participação faz de conta?
R: A participação plena dá às pessoas a oportunidade de controlar o próprio trabalho, sentirem-se autoras e responsáveis pelos seus resultados, parte orgânica da realidade e não apenas um simples instrumento para realizar objetivos institucionais.Com a prática da participação plena é possível superar o exercício do poder individual e de referência e promover a construção do poder da competência, centrado na unidade social escolar como um todo. A participação em seu sentido pleno é caracterizada  por mobilização efetiva dos esforços individuais, para superar atitudes de acomodação,alienação, marginalidade, comportamentos individualistas, estimulando a construção do espírito de equipe.A participação do faz-de-conta é aquela onde as decisões são tomadas individualmente, ou por grupo restrito, ficando o coletivo apenas para referendar essas decisões.  É uma forma inadequada de participação, com resultados altamente negativos, que deterioram a cultura organizacional da escola, por destruir qualquer possibilidade de colaboração benéfica.  Promovem o descrédito nas ações da direção, geram desconfiança, insegurança e destroem as sementes e motivações da participação efetiva.
 

 

Município: Ipirá
Nome: Júlia
 

P: Como a falta de participação pode contribuir para uma gestão autoritária?
R: Com a falta da participação os gestores passam a se constituir meros instrumentos para a realização de objetivos institucionais, não superando o exercício do poder individual.  Falta respeito a valores substanciais como ética, solidariedade, equidade e compromisso.Hoje, só se entende o trabalho escolar como uma ação de caráter coletivo, realizado a partir da PARTICIPAÇÃO.

 

Município: Jacobina
Nome: Rogério
 

P: Como ter uma escola eficaz diante de salas superlotadas e docentes não qualificados?
R: Este grande desafio pode ser minimizado com capacitação dos professores, fazendo um projeto simples e aproveitando as pratas da casa. Sobre as salas superlotadas, o professor pode desenvolver dinâmicas onde aconteça a integração de toda a turma e ainda, ser um professor que faça a diferença e tenha domínio de sala. Sei que falar é fácil, porém posso dar o meu depoimento pois também sou professora e já passei por situação idêntica.

 

 

 

 
 
Leia Também:
 
Perguntas da Aula 10 respondidas pela Prof?. Gra
Adquira o Curso de Direito Eleitoral
Perguntas respondidas do M?dulo V Aula 1
PERGUNTAS RESPONDIDAS DO M?DULO IV AULA 1
Perguntas Respondidas do M?dulo IV ? Aula 1
Perguntas Respondidas do M?dulo III Aula 1 e 2
Munic?pios que valorizam qualidade da aprendizagem concorrem a pr?mio de R$ 100 mil
Perguntas respondidas da aula n? 2 - M?DULO 2
Cronograma Alterado - Curso Gest
Perguntas das Aulas I e II respondidas
9101112 13 141516
 
 
 
Find out what rolex replica watches will be up to next. To wrap things up, we visit the replica watches of one of the most revered and prominent independent rolex replica watches store. It a charming watch for sure, with an interesting stepped case construction, creamy ivory dial, and unique replica watches style hour and minute hands. For readers lucky enough to be considering a new perpetual calendar, this has got to be one of your top considerations. Only a handful of brands can lay claim to having been on the moon. One of such watches to make its way to the moon was a chronograph by rolex replica uk worn by astronaut 2017 replica watches. rolex replica watches, keen to impress upon the world its space credentials, released a modern. For 2017, they are updating that modern reissue with a new rolex replica sale and stealthier model that you see here.