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PERGUNTAS RESPONDIDAS DO M?DULO V ? AULA 2
GESTÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA Município: Santanopólis Nome: Júlio P: Qual a participação do grupo gestor no processo de discussão, construção, implantação e acompanhamento? R: O grupo gestor tem o papel de coordenar a construção coletiva da PDE da sua escola, bem como apoiar, acompanhar, avaliar, orientar e reorientar a sua execução. Desta forma o grupo promove um trabalho coletivo ordenado, que resulte na preservação e manutenção da escola e, principalmente, na melhoria da qualidade do ensino, com resultados positivos para os estudantes. Município: Botuporã Nome: Marleide P: Além da participação quais outros componentes são de igual valor na gestão democrática? R: Na Gestão Democrática a dimensão mais importante é a da PARTICIPAÇÃO, como está contido no ART 14 da LDB. Além da PARTICIPAÇÃO é importante também a AUTONOMIA, compreendida como um processo de conquista do trabalhador da educação.O Projeto Político Pedagógico (PPP), o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) e o Regimento Escolar (RE), construídos pelos educadores da Escola, são instrumentos de exercício de autonomia (ler o ART 15 da LDB).Além da participação e da autonomia não podemos deixar de considerar a LIDERANÇA, que deverá desenrolar-se no sentido da revitalização da democracia e da participação de todos os implicados nos processos educativos, assumindo assim uma feição emancipadora e facilitadora na capacidade de decisão coletiva. P: Quais as principais diferenças entre participação plena e participação faz de conta? R: A participação plena dá às pessoas a oportunidade de controlar o próprio trabalho, sentirem-se autoras e responsáveis pelos seus resultados, parte orgânica da realidade e não apenas um simples instrumento para realizar objetivos institucionais.Com a prática da participação plena é possível superar o exercício do poder individual e de referência e promover a construção do poder da competência, centrado na unidade social escolar como um todo.A participação em seu sentido pleno é caracterizada por mobilização efetiva dos esforços individuais, para superar atitudes de acomodação,alienação, marginalidade, comportamentos individualistas, estimulando a construção do espírito de equipe.A participação do faz-de-conta é aquela onde as decisões são tomadas individualmente, ou por grupo restrito, ficando o coletivo apenas para referendar essas decisões. É uma forma inadequada de participação, com resultados altamente negativos, que deterioram a cultura organizacional da escola, por destruir qualquer possibilidade de colaboração benéfica. Promovem o descrédito nas ações da direção, geram desconfiança, insegurança e destroem as sementes e motivações da participação efetiva. Município: Caetité Nome: Cássia P: Quais as principais diferenças entre participação plena e participação faz de conta? R: A participação plena dá às pessoas a oportunidade de controlar o próprio trabalho, sentirem-se autoras e responsáveis pelos seus resultados, parte orgânica da realidade e não apenas um simples instrumento para realizar objetivos institucionais.Com a prática da participação plena é possível superar o exercício do poder individual e de referência e promover a construção do poder da competência, centrado na unidade social escolar como um todo. A participação em seu sentido pleno é caracterizada por mobilização efetiva dos esforços individuais, para superar atitudes de acomodação,alienação, marginalidade, comportamentos individualistas, estimulando a construção do espírito de equipe.A participação do faz-de-conta é aquela onde as decisões são tomadas individualmente, ou por grupo restrito, ficando o coletivo apenas para referendar essas decisões. É uma forma inadequada de participação, com resultados altamente negativos, que deterioram a cultura organizacional da escola, por destruir qualquer possibilidade de colaboração benéfica. Promovem o descrédito nas ações da direção, geram desconfiança, insegurança e destroem as sementes e motivações da participação efetiva. Município: Ipirá Nome: Júlia P: Como a falta de participação pode contribuir para uma gestão autoritária? R: Com a falta da participação os gestores passam a se constituir meros instrumentos para a realização de objetivos institucionais, não superando o exercício do poder individual. Falta respeito a valores substanciais como ética, solidariedade, equidade e compromisso.Hoje, só se entende o trabalho escolar como uma ação de caráter coletivo, realizado a partir da PARTICIPAÇÃO.
Município: Jacobina Nome: Rogério P: Como ter uma escola eficaz diante de salas superlotadas e docentes não qualificados? R: Este grande desafio pode ser minimizado com capacitação dos professores, fazendo um projeto simples e aproveitando as pratas da casa. Sobre as salas superlotadas, o professor pode desenvolver dinâmicas onde aconteça a integração de toda a turma e ainda, ser um professor que faça a diferença e tenha domínio de sala. Sei que falar é fácil, porém posso dar o meu depoimento pois também sou professora e já passei por situação idêntica.
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