Login
Senha

Rua Fernando Menezes de Góes, 397 Sala – 101 – Ed. Lucílio Cobas
Pituba - Salvador-Bahia
CEP: 41.810-700
Fonefax: (71) 3347-7981

e-mails:
camp@campconsultoria.com.br

 
 
14/01/2008 10:26:32
CURSO DE CAPACITA??O DE TUTORIA:O PAPEL, RESPONSABILIDADES E ATRIBUI??ES

ETAPAS DA CAPACITAÇÃO: 

ACOLHIMENTO E APRESENTAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS - DURAÇÃO: 50 minutos

  FINALIDADE: Propiciar condições para que o tutor possa:

• Ambientar-se ao trabalho de tutoria no curso de gestão escolar;
• Familiarizar-se com outros tutores dos diversos municípios presentes;
• Conhecer a estrutura organizacional e respectivos responsáveis pelo desenvolvimento técnico, operacional e metodológico do CGE.

  CONTEÚDOS:
• Ambientação e acolhimento do grupo de tutores do CGE;
• Integração dos tutores dos diversos municípios presentes;
• Conhecimento da estrutura organizacional;
• Identificação dos respectivos responsáveis pelo desenvolvimento técnico, operacional e metodológico do CGE.
 

 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
Abertura dos trabalhos pelos representantes da DOM, CAMP, UPB e UNI_Upb. 10’
Apresentação das pessoas envolvidas promovendo oportunidade para a interação coletiva.
Levantamento diagnóstico acerca das experiências vivenciadas pelo grupo referentes a educação a distância. 20’
Estabelecer pactos e combinados para o trabalho: trazer à tona as regras de convivência coletiva e a necessidade de estar atento aos objetivos do Programa de capacitação. 5’
Apresentação da estrutura organizacional do CGE, delineamento das atribuições e respectivos responsáveis. 15’

   MÓDULO I: APRESENTANDO O CURSO DE GESTÃO ESCOLAR - DURAÇÃO: 1h30

  FINALIDADE: Propiciar condições para que o tutor possa conhecer e compreender:

• as razões que justificam a necessidade do Curso de Gestão;
• os objetivos do Curso a curto e longo prazo;
• a estrutura curricular do curso;
• duração e carga horária do CGI;
• as situações específicas que articularão teoria e prática: 1. estudos dirigidos; 2. tele-aulas; 3. acesso ao ambiente virtual de aprendizagem.

  CONTEÚDOS:
• Compreensão da justificativa e necessidade do CGE;
• Identificação e percepção dos objetivos do Curso a curto e longo prazo;
• Conhecimento da estrutura curricular do curso;
• Conhecimento da duração e carga horária do CGE;
• Conhecimento, compreensão e caracterização as situações específicas que articularão teoria e prática: 1. estudos dirigidos; 2. tele aulas; 3. acesso ao ambiente virtual de aprendizagem.

 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
Exposição sobre a justificativa, os objetivos a estrutura curricular do curso a duração e carga horária. 15’
Dividir o grupo em três equipes e pedir que, discutam e escrevam em uma folha de ofício sobre a compreensão que tiveram sobre os elementos apresentados: justificativa e objetivos. Simular uma situação em que o tutor esteja dialogando com um possível candidato ao curso. 30’
Cada grupo apresenta a situação e o mediador faz as devidas considerações ao final. 10’
Será sorteada uma situação específica de aprendizagem para cada grupo ler, discutir e socializar para o grupo as respectivas características. 20’
Após cada socialização o mediador complementa a apresentação enfatizando: as finalidades e os objetivos de cada situação especifica de aprendizagem. 15’ 

  MÓDULO II: PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS LOGÍSTICOS - TEMPO: 3 HORAS

  FINALIDADE: Propiciar condições para que o tutor possa conhecer e compreender:

• como organizar uma telessala e viabilizar a participação de todos os cursistas nas aulas;
• como manipular os equipamentos de recepção (sintonizar, ajustar, ligar e desligar);
• como enviar perguntas durante as tele aulas;
• como acessar o site para: enviar dúvidas, imprimir apostilas e atividades antecipadas, baixar filmes ou outros recursos;
• como mobilizar os cursistas para a efetiva participação no estudo dirigido;
• como preencher uma ata de estudo dirigido;
• quais cuidados deve-se ter durante a transmissão nas tele aulas;
• como assegurar o controle e registro da freqüência dos cursistas.

  CONTEÚDOS:
• Organização da telessala;
• Manipulação dos equipamentos de recepção (sintonizar, ajustar, ligar e desligar);
• Envio das perguntas durante as teleaulas;
• Acesso ao site para: enviar dúvidas, imprimir apostilas e atividades antecipadas, baixar filmes ou outros recursos;
• Mobilização de cursistas para a efetiva participação no estudo dirigido;
• Preenchimento da Ata do Estudo Dirigido;
• Cuidados necessários durante a transmissão da Teleaula;
• Controle e registros da freqüência dos cursistas em todas as atividades.
 

 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
Apresentação dos Procedimentos Operacionais.
Dividir os participantes em 6 grupos. Cada grupo ficará responsável por levantar e registrar no fluxo os procedimentos de responsabilidade do tutor, antes da Aula, durante a Aula, após a Aula, antes do Estudo Dirigido, durante o Estudo Dirigido e após o Estudo Dirigido 40’
Reagrupar os participantes formando grupos compostos de participantes de todos os grupos iniciais. Cada representante de um grupo inicial socializará o fluxo levantado no grupo inicial, oportunizando que os demais membros do grupo tragam contribuições 40’
Cada grupo apresentará o fluxo consolidado no momento 2; 40’
Comparar os fluxos apresentados e com a mediação do facilitador compilar o fluxo que descreverá todos os procedimentos operacionais nos vários momentos de cada Módulo. 60’

# Na mediação caberá ao facilitador complementar, esclarecer e alinhar as informações inerentes a cada procedimento.
 

  MÓDULO III: ENSINO A DISTÂNCIA: DIFERENCIAIS E FINALIDADES - DURAÇÃO: 1 HORA

  FINALIDADE: Propiciar condições para que o tutor possa conhecer e compreender:

• o conceito de educação a distância.
• os diferenciais e as finalidades do ensino a distância.
• os elementos facilitadores e dificultadores do ensino a distância.

  CONTEÚDOS:
• Conceito de educação a distância.
• Diferenciais e as finalidades do ensino a distância.
• Elementos facilitadores e dificultadores do ensino a distância.

 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
 Apresentação sobre o conceito de EAD 10’
Exibição de vídeo sobre o cenário atual da EAD, diferencias e finalidades 15’
Dividir o grupo em três equipes para discutirem e refletirem sobre os conteúdos apresentados: conceito, diferenciais e finalidades, cenário atual da EAD. Cada grupo deverá eleger um relator que irá socializar a todos a compreensão do conteúdo pelo grupo, elencando características da EAD. 15’
Cada relator apresenta as impressões do seu grupo e o mediador faz as devidas considerações ao final. 15’
Apresentação sobre os principais elementos facilitadores e dificultadores na EAD 5’

  MÓDULO IV: O TUTOR NO CURSO DE GESTÃO ESCOLAR A DISTÂNCIA - DURAÇÃO: 2 HORAS

  FINALIDADE: Propiciar condições para que o tutor possa conhecer e compreender:

• O conceito e papel da tutoria na EAD
• O perfil do tutor do CGE
• As funções e atribuições do tutor

  CONTEÚDOS:
• Compreensão de tutoria
• Compreensão do perfil do tutor no CGE
• Identificação das funções e atribuições do tutor


 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
Exibição de vídeo sobre tutoria 10’
Dividir o grupo em três equipes e pedir que, discutam e escrevam sobre a compreensão que tiveram do conceito de tutoria e o papel do tutor.   20’
Cada grupo apresenta a situação e o mediador faz as devidas considerações ao final. 10’
Apresentação expositiva sobre: o perfil do tutor, funções e atribuições. 20’
Dividir o grupo em quatro equipes e cada uma deverá solucionar as situações-problema que poderão ser encontradas pelo tutor.  30’
O grupo socializa e o mediador faz as devidas considerações ao final. 30’

 
Leia Também:
 
Caixa descarta necessidade de capitalização até 2013
Como o cliente bancário deve agir para assegurar seus direitos?
Câmara de Capela faz entrega de títulos a cidadãos e cidadãs ilustres da comunidade
Justiça determina suspensão da licitação de Parceria Público-Privada do SAAE
Dilma fala a Obama de 'preocupação' com políticas dos países ricos
Planos de saúde: equilíbrio financeiro e o direito à vida
IFGF BAHIA
IFGF Notícia
Dependentes: como deduzir gastos com despesas compartilhadas
Regras de Retenção na Fonte.
234 5 678-16
 
 
 
Find out what rolex replica watches will be up to next. To wrap things up, we visit the replica watches of one of the most revered and prominent independent rolex replica watches store. It a charming watch for sure, with an interesting stepped case construction, creamy ivory dial, and unique replica watches style hour and minute hands. For readers lucky enough to be considering a new perpetual calendar, this has got to be one of your top considerations. Only a handful of brands can lay claim to having been on the moon. One of such watches to make its way to the moon was a chronograph by rolex replica uk worn by astronaut 2017 replica watches. rolex replica watches, keen to impress upon the world its space credentials, released a modern. For 2017, they are updating that modern reissue with a new rolex replica sale and stealthier model that you see here.